Foto: Renan Mattos (Diário)
Este sábado marca o terceiro e último dia da 5ª edição do Descubra UFSM. O evento, realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), deve reunir mais de 25 mil pessoas. São mais de 120 cursos que abrangem praticamente todos os centros e as unidades universitárias da instituição, além do Colégio Politécnico, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), Hospital Universitário (Husm) e Hospital Veterinário.
Descubra UFSM começa hoje com participação de outras universidades
O principal objetivo do encontro é tirar as dúvidas de estudantes do Ensino Médio que pretendem definir sua carreira profissional. A grande novidade deste ano é a participação de outras instituições, como a Universidade Franciscana (UFN), Faculdade Palotina (Fapas) e Instituto Federal Farroupilha (IFF).
- Analisando o Estado do Rio Grande do Sul, em termos de feiras especializadas na área educacional, podemos considerar que é uma das maiores, se não a maior. É uma grande festa. A UFSM consegue mostrar todos os seus cursos de graduação, cursos técnicos, projetos de ensino pesquisa e extensão, com abertura, agora, para outras instituições de ensino superior - afirma Jerônimo Tybusch, pró-reitor adjunto de graduação e coordenador do Descubra UFSM.
OUTRAS CIDADES
No 5º Descubra UFSM, vale destacar a grande presença de alunos que visitam o local vindos de outras cidades. Geralmente as escolas cadastradas tiram um dia inteiro de aula para participar do evento. O aluno Felipe Dias Schroder, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Três Mártires, de Palmeiras das Missões, é um exemplo.
UFSM está na posição 1.100 das melhores instituições de ensino do mundo
- É um evento amplo, que permite que os alunos possam conhecer diferentes áreas. Foi muito bem preparado, pois todos os alunos que atendem nos estandes trazem o que precisamos ouvir sobre os cursos - avalia Felipe.
O mesmo vale para Franciele Luiz Nunes, 18 anos, aluna da Escola Estadual Borges de Medeiros, de Cachoeira do Sul.
- Vim com dúvida entre duas áreas, e foi bem esclarecedor. Agora, estou bem decidida - explica Franciele.
AGENDE-SE
- O que - Descubra UFSM
- Quando - Até sábado
- Onde - Centro de Eventos da UFSM
- Horário - Das 9h às 14h
- Entrada - De graça